SMARTPHONE x PDA



Smartphone x PDA: briga de cachorro grande

Geladeira comum, geladeira duplex ou geladeira duas portas frost free? Quando um consumidor entra numa loja de eletrodomésticos, logo encara a dúvida. No final das contas, a função dos três eletrodomésticos é a mesma - armazenar alimentos, mantê-los resfriados ou congelados. Mas os modelos são tantos e as funções, tão diversas, que a decisão acaba sendo mais complicado do que deveria ser.

Em tecnologia, o problema é bem semelhante, só que a variedade é ainda maior. E, aqui, não pesam só quesitos como preço ou tamanho: atualmente, os equipamentos se assemelham tanto que fica cada vez mais difícil decidir o que levar para casa.

Foi-se o tempo, por exemplo, em que palmtop era organizador pessoal e telefone celular servia para... falar.

Agora, os conceitos se misturam, os fabricantes de handhelds tiveram de correr atrás, em uma luta desesperada para se manter no mercado, e empresas como Nokia, Motorola, Sony-Ericsson, Samsung, LG e Siemens, dentre outras, antes focadas no segmento de telefonia, mudaram seu ramo de atuação - agora, são fabricantes de celulares e de smartphones, telefones inteligentes que, muito mais do que proporcionar ligações de voz, são capazes de organizar a vida do usuário, mantê-lo conectado ao mundo via email e até mesmo internet e, claro, fazer ligações de vez em quando.

O Blackberry, fabricado pela RIN (Research in Motion) é, disparado, o mais conhecido dos smartphones no exterior. Muito mais que telefone, ele reúne recursos de celular, computador e comunicador pessoal. As operadoras GSM Claro e TIM trouxeram a novidade para o mercado brasileiro, focando principalmente no universo corporativo. Agora a OI vem dominando esse mercado.

O Blackberry é um escritório portátil e traz todas as funções de organização pessoal antes presentes apenas nos palmtops: tem agenda, calendário, lê arquivos em Word, Excel, PDF e Power Point e permite escrever textos - via teclado QWERT - através da opção Memopad.

O acesso à internet é outro ponto forte do Blackberry - os vendidos no Brasil rodam em plataforma EDGE, uma evolução do GSM que proporciona maior velocidade e, conseqüentemente, melhor navegação.

Mas o acesso móvel ao email é, certamente, a maior das qualidades do aparelhinho: nele, é possível configurar várias contas de email e cada uma ganha um ícone na área de trabalho (desktop) do equipamento.

Devido a todas essas qualidades, era de se esperar que o Blackberry chegaria triunfante ao mercado brasileiro doméstico. Bem, não foi bem assim. Principalmente porque a concorrência aqui já é feroz.

A Palm Inc., por exemplo, já chegou pegando pesado com o Palm Treo 650, palmtop com função de celular que também faz bonito nos quesitos conectividade e comunicação. Isso sem falar em entretenimento: a maior parte dos aparelhos high-end que têm sido lançados trazem players de música digital, capacidade de armazenamento de canções e vídeos, fones de ouvido e aplicativos para download de games, ringtones e músicas.

O Palm Treo foi a salvação da Palm Inc., depois de anos e anos de escolhas malfadadas que quase a levaram à derrocada. Os fãs de palmtops (e não são poucos) já tinham perdido as esperanças com a companhia, que há muitos anos vinha decepcionando sua legião de seguidores.

A última grande decepção com a empresa, outrora sinônimo de PDA (organizador pessoal) foi quando, em outubro de 2005, ela anunciou a adoção da plataforma Windows Mobile em seu modelo Treo 700.

O lançamento foi feito exatamente quando uma pesquisa do Gartner Group confirmou que o Blackberry já a tinha desbancado a Palm em vendas de PDAs. Aqui vale um parêntese: mais do que fabricante de palmtops, a Palm Inc. (antes Palm One) era famosa pela interface simples e amigável de seus produtos - todos os aplicativos, e eram milhares, rodavam no sistema operacional Palm OS, o melhor dentre os móveis já criado até então.

Desde o Treo 700, a Palm Inc. nunca mais parou de apostar no segmento dos smartphones. Este ano, ela lançõu o moderníssimo Treo 700w, com capacidade de rodar em plataformas CDMA (adotada no Brasil pela Vivo) e GSM/GPRS (usadas por TIM, Oi e Claro).

Além disso, o novo Palm, ao contrário do irmão 700, roda em Palm OS (vitória dos palmmaníacos) , além de trazer câmera de 1.3 megapixels.

Palm reerguida - pelo menos um pouco - e Blackberry a plenos vapores, principalmente nos mercados americano e europeu - chegou a vez de a Nokia esquentar as turbinas e lançar modelos que mesclam organização pessoal e entretenimento, uma combinação explosiva.

Dos últimos lançados no mercado brasileiro, os destaques são o Nokia 3250, MP3 player de qualidade que, de quebra, traz aplicativos de escritório como Office portáteil e o recente Nokia E62, um concorrente à altura do Blackberry.

O novo modelo E62, comercializado no país pela operadora Claro com exclusividade, traz aplicativos Office - planinha, editor de textos e de apresentações - além de players de Flash, Real Player (tocador de música digital) e tecnologias de ponta como GPS e Bluetooth.

Isso sem falar no acesso à internet - ainda mais confortável devido ao tamanho da tela - caixa postal com configuração simples de emails convencionais e webmails.

A Claro aproveitou a tela e a facilidade do sistema operacional Symbian, usado pelos Nokia, para incorporar, no aparelho, o aplicativo IdeiasTV, streaming de programas de TV por assinatura. São dez canais, que rodam com velocidade aceitável e fazem do aparelho uma opção bastante sedutora.

Os lançamentos da Nokia - e outros das concorrentes que ainda estão desovando modelos novos a cada dia - vêm provar que, se os fabricantes de handhelds (computadores portáteis) não abrirem os olhos, provavelmente serão engolidos pelo furacão smartphone.

Segundo a última pesquisa divulgada pela consultoria IDC, em agosto deste ano, o mercado mundial de handhelds tem caído freqüentemente - foram dez trimestres consecutivos de queda.

De acordo com o estudo Worldwide Handheld QView, feito pela IDC, os fabricantes de handhelds venderam, no segundo trimestre deste ano, um total de 1,4 milhão de aparelhos, queda de 26,3% comparado ao mesmo período de 2009.

No primeiro semestre deste ano, a venda somou 2,9 milhões de unidades, 21,4% menor em relação aos 3,7 milhões vendidos nos seis primeiros meses de 2009.

2 comentários:

  1. Renato passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

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  2. Olá,
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