FACULDADE OU CERTIFICAÇÃO?

A faculdade de TI



ou a Certificação?



Faculdade ou certificação?

Vamos abordar um assunto que gera bastante discussão entre os profissionais de informática: Em que o profissional de TI deve investir? Em uma faculdade ou em uma certificação? Ou em ambas?

Como era antigamente

Há tempos atrás era unanimidade que o profissional de TI que tivesse como objetivo alcançar bons cargos na área teria que possuir obrigatoriamente o curso superior completo, sendo que os que não possuíam o canudo, conseguiam empregos como técnicos ou programadores.

O ensino superior formava profissionais com uma visão generalizada sobre o assunto e não especialistas em determinada tecnologia. As certificações ainda não existiam.

Surgem as certificações

Com a necessidade das empresas em absorver profissionais técnicos devido ao crescente surgimento de novas tecnologias, surgiram no início da década de 90, as certificações técnicas, criadas por empresas como Novell, Microsoft, Sun, HP...que facilitou o trabalho das empresas pois a contratação de profissionais certificados garantia ao empregador a presença de um especialista em alguma tecnologia e aos empregados eram oferecidos bons empregos com altos salários.

Realmente valia a pena investir em uma certificação. Com isso surgiu o chamado boom das certificações.

O que seria o boom das certificações?

Como a oferta de empregos para profissionais certificados era grande e eram poucos aqueles que alcançavam, até mesmo pela complexidade dos exames e pela falta de material, começaram a surgir centros de treinamento que ofereciam os cursos preparatórios para as certificações garantindo empregos e salários altíssimos ao final do curso.

Milhares de profissionais, muitos inclusive sem experiência, correram atrás desses cursos e das certificações, sites e livros especializados surgiram, arquivos com respostas das provas e a quantidade de materiais passaram a ser disponibilizados na internet, tornando a tarefa de alcançar a certificação cada vez mais facilitada.

Aos poucos, as empresas passaram a não mais exigir curso superior para fazer uma contratação e sim as certificações. Profissionais trancavam suas faculdades ou até mesmo não a iniciavam preferindo fazer os cursos e as provas de certificação.

Isso causou um inchamento no mercado, devido aos diversos profissionais sem experiência que foram contratados por possuírem certificação e não atenderam às expectativas, com isso as vagas com salários altos começaram a não aparecer mais e os salários anteriormente altíssimos agora estavam nivelados por baixo.

O Panorama atual

Hoje em dia foram criados os chamados cursos politécnicos, oferecidos por diversas faculdades. São cursos voltados para a formação de profissionais especialistas e ainda por cima em menos tempo, visto que esses cursos têm duração entre 2 e 3 anos.

Esses cursos estão tendo uma boa aceitação no mercado por parte de empregadores e por parte dos profissionais, pois muitos que por diferentes motivos haviam abandonado a faculdade ou nem mesmo começado, passaram a procurar os cursos politécnicos motivados pelo tempo de duração e proposta do curso.

Não podemos esquecer também a antiga graduação tradicional que possui o seu enorme valor no mercado e ainda é muito procurada, principalmente por aqueles que estão iniciando na área de informática.

As certificações ainda são bastante procuradas e valorizadas no mercado, mas não podem ser mais consideradas como porta de entrada ao mercado de trabalho por parte de profissionais iniciantes ou sem experiência e sim como uma complementação ao currículo.

Por exemplo, um analista de suporte com formação superior e com certificações como MCSE e CCNA tem boas chances de conseguir um emprego razoável. Assim eu acho que o profissional não deva possuir apenas o curso superior ou apenas a certificação e sim deve procurar unificar as qualificações, até porque as empresas estão exigindo cada vez mais qualificações e os salários estão cada vez mais baixos, essa é a realidade, ao mesmo tempo que existem muitas empresas oferecendo ótimos empregos com bons salários.

Portanto pessoal mãos à obra e vamos estudar.

Por favor, diga o que achou deste artigo:

Um comentário:

ATENÇÃO:
Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Obrigado por ajudar em nosso trabalho.
A comunidade MICROFERAS agradece!

Related Posts with Thumbnails