COMO SURGIRAM AS CERTIFICAÇÕES

Certificações, O Começo

Quero falar sobre um assunto muito importante, hoje em dia, na carreira de um profissional de informática: as certificações. Com certeza muita gente já deve ter ao menos escutado falar sobre o assunto e por isso quero explicar as diversas certificações, sua importância, as categorias e os tipos, como fazer os exames, os preços, dicas de livros e sites e é claro tirar dúvidas a respeito do assunto.

Como surgiu a certificação

No início da década de 90, alguns dos grandes fabricantes de software e hardware decidiram criar uma maneira em que pudessem ter plena confiança de que os técnicos que prestavam suporte à sua tecnologia realmente estavam capacitados para realizar tal função.

A maneira encontrada foi através da criação de exames que abordassem essas tecnologias e que os técnicos fazendo e sendo aprovados ganhariam um título, alcançariam uma certificação, e assim estariam aptos a prestar o suporte necessário naquela tecnologia, ferramenta ou hardware e facilitaria o trabalho das empresas na hora de contratar um profissional ou uma consultoria de informática que tivesse em seu pessoal técnicos certificados.

Nessa época existiam poucos profissionais certificados, e esses poucos eram muito valorizados no mercado, até pelo alto nível de dificuldade que tinham os exames. Por um tempo, esses profissionais eram contratados a peso de ouro, mas essa realidade vem mudando cada vez mais.

Situação atual

Hoje em dia, as certificações ainda têm muito valor, é claro que umas mais que as outras, mas todas ainda têm o seu valor. Mas algumas, com a popularização da internet e a conseqüente facilidade em conseguir material, muitas vezes com as questões idênticas as dos exames, fez surgir uma certa banalização das certificações.

Hoje são muitos daqueles “posts” com apenas um arquivo contendo as respostas dos exames. Profissionais sérios alcançam o mesmo título que os outros, fazem cursos, perdem horas e viram noites estudando para alcançar seu objetivo.

Isso acaba provocando um grave problema, pois as empresas precisam de um profissional especialista em determinada tecnologia, aposta no currículo do cara e na hora de botar a mão na massa, o mesmo não é capaz de realizar a função.

O problema é que isso acaba prejudicando aqueles que se esforçam em obter as certificações da maneira correta, pois além de perder credibilidade junto aos empregadores também ocasiona um achatamento nas ofertas salariais, que infelizmente muitos profissionais por falta de opção acabam tendo que aceitar.

Como já falei antes, as certificações são muito importantes para aqueles que se dedicam e realmente querem aprender, esses são os profissionais.

Hoje em dia, em determinados processos seletivos você só concorre se tiver determinada certificação. Portanto vamos estudar, digo isso porque sei dos benefícios por experiência própria.

Continuarei pesquisando para colocar aqui o maior número possível de temas relacionados a certificações e suas categorias e gostaria de receber a opinião de vocês para que possamos melhorar sempre

0 Comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Obrigado por ajudar em nosso trabalho.
A comunidade MICROFERAS agradece!

Related Posts with Thumbnails