CATEGORIAS DE CERTIFICAÇÃO

Certificações e Suas categorias

Bom, anteriormente vimos o que é uma certificação, como surgiu e os benefícios de obtê-las. Agora veremos os diferentes tipos de certificação, como e onde realizar os exames e se cursos preparatórios devem ser feitos ou não.

Categorias de certificação

Como sabemos existem diversas áreas na informática e consequentemente existem certificações para profissionais de suporte, redes, web-design, banco de dados e desenvolvimento, vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas.

Suporte – Nessa área destacam-se as certificações dos grandes fabricantes de sistemas operacionais, como as oferecidas pela Microsoft, Citrix, Novell e as baseadas em Linux.

Redes – Na área de redes e telecomunicações, temos as certificações oferecidas pela Cisco, líder mundial em roteadores, pela Furukawa, líder mundial na fabricação de cabos, como mais destacadas, e também, as oferecidas pela Nortel Networks. Essas são as principais.

Internet – A Macromedia, a Adobe e a Real Networks oferecem ótimas certificações nessa área. Existe também a certificação baseada na linguagem PHP.

Banco de Dados – A Microsoft oferece certificação em seu banco SQL Server, e as certificações da Oracle, também possuem grande destaque no mercado, inclusive como podemos ver na área de TI.

Desenvolvimento – grandes fabricantes como a Microsoft e a Borland oferecem certificações para os programadores e analistas de sistemas.

Pretendemos aprofundar cada uma dessas categorias e assim mostraremos cada certificação oferecida, com mais detalhes.

Fazer cursos ou estudar por conta própria?

Essa é uma dúvida de muitos. Para cada modalidade de certificação existe o seu respectivo curso, seja oficial ou não.

Bom, após a escolha do caminho a seguir o profissional deve levar em conta se necessita realmente de um treinamento cujo objetivo é ajudar na obtenção da certificação, pois caso o profissional seja autodidata estão a sua disposição diversos livros, treinamentos online, simulados e ainda tem a Internet.

Posso afirmar que é perfeitamente possível um profissional que estude por conta própria, com os materiais adequados, consiga alcançar as certificações desejadas, pois inclusive os livros abordados em cursos não-oficiais também estão disponíveis para venda.

Para aqueles que estão começando na área ou em determinada tecnologia em que pretende alcançar a certificação, então a melhor opção é realizar um treinamento.

Existem os cursos oficiais e os não-oficiais. Os cursos oficiais são realizados por centros de treinamento autorizados pelas empresas que oferecem as certificações.

Esses cursos são oficiais por oferecerem material e conteúdo homologados e instrutores certificados no assunto, são mais caros mas em compensação ao menos na teoria você terá um treinamento de qualidade, sendo que nem sempre é assim.

Como exemplos de centros oficiais de cursos, temos os CTECs da Microsoft e as Academias Cisco.

Por outro lado temos os cursos não-oficiais, que dependendo da ocasião pode até ser melhor que um curso que leva o título de oficial, seja pelo maquinário oferecido em seus laboratórios ou pela qualidade dos instrutores.

Esses cursos são mais atrativos pelo seu menor preço, mas tome cuidado e pesquise bastante. Verifique se o instrutor tem uma boa experiência e se é certificado (aliás isso vale para os cursos oficiais também).

Temos que levar em consideração que para cada pessoa as situações são diferentes e podem se adequar ou não. Procure pessoas que já realizaram treinamentos para ajudar em sua decisão.

Como fazer os exames

Para realizar os exames de certificação, além de estar bem preparado, devemos pagar uma boa quantia em dólar.

Os exames são caros e variam de acordo com a certificação. Os exames da Microsoft por exemplo custam 80 dólares. Os exames devem ser realizados em centros autorizados da VUE ( www.vue.com ) ou da Prometric ( www.prometric.com ) que são as entidades que fornecem os exames.

Um conselho, se você se cadastrar na VUE por exemplo, sempre realize os exames pela VUE, não faça pela Prometric e vice-versa para não ter problemas na hora de unificar as certificações.

Um comentário:

ATENÇÃO:
Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Obrigado por ajudar em nosso trabalho.
A comunidade MICROFERAS agradece!

Related Posts with Thumbnails