JUSTIÇA ITALIANA PEDE A PRISÃO DOS DIRETORES DO GOOGLE


Promotores italianos querem que executivos do Google sejam presos em um caso relacionado a um vídeo que exibe um rapaz com Síndrome de Down sendo humilhado por um grupo de jovens em Turim, afirmaram fontes judiciárias nesta quarta-feira.

Os promotores públicos de Milão formalizaram acusações contra quatro antigos e atuais executivos do Google por difamação e por falha da empresa em não exercer controle sobre dados pessoais relacionados ao caso.

O caso partiu de uma reclamação protocolada por um grupo italiano de defesa de portadores de Síndrome de Down, a Vivi Down, e pelo pai do garoto.

O vídeo, gravado por um celular e publicado no YouTube em setembro de 2006, mostra quatro estudantes colegiais em Turin humilhando o jovem.

Os promotores afirmam que a necessidade de proteger direitos fundamentais tem prioridade sobre os negócios e que não se trata de uma questão de liberdade, mas de responsabilidade das empresas, segundo as fontes. Eles buscam sentenças de entre seis meses e um ano.

Um porta-voz do Google afirmou que a empresa irá defender e apoiar seus funcionários e que o Google seguiu o exigido pelas leis europeias e italianas.

"Esse processo é igual processar funcionários dos correios por cartas disseminando discurso de ódio. Tentar responsabilizar plataformas neutras por conteúdo divulgado nelas é um ataque direto a uma Internet livre e aberta e pode significar o fim da Web 2.0 na Itália", afirma o porta-voz em comunicado enviado por email.

A próxima audiência sobre o caso está marcada para 16 de dezembro.

Os executivos acusados são nada menos que:

o vice-presidente e diretor jurídico do Google, David Drummond,
o ex-diretor do conselho do Google Itália, George De Los Reyes,
o gerente de marketing, Arvind Desikan e
o conselheiro de privacidade global, Peter Fleischer.

Agência Reuters,Milão.

0 Comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Obrigado por ajudar em nosso trabalho.
A comunidade MICROFERAS agradece!

Related Posts with Thumbnails